domingo, 5 de fevereiro de 2012

A UFSCar e a sustentabilidade

Entrada da UFSCar Sorocaba. Fonte: Diário de Sorocaba - http://goo.gl/iaWtQ

O tema do post de hoje é a minha universidade querida: Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba, a UFSCar Sorocaba! É um texto dedicado para quem está em dúvida sobre onde cursar o ensino superior e/ou se a UFSCar é uma boa escolha.

Estou lá desde o começo do ano passado, 2011, sendo que o campus foi inaugurado em 2006. Na época em que estava planejando onde estudar, decidi pela UFSCar por ser na minha cidade e possuir o curso de Ciências Biológicas. Mas não imaginava como minha escolha seria tão acertada.
Em primeiro lugar, nosso campus é o Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade. O foco de todos os cursos é a sustentabilidade, desde o curso de Ciência da Computação até Engenharia de Produção. Para a biologia não podia ser diferente, não é? A lista de cursos da UFSCar pode ser conferida aqui. 
Visando o desenvolvimento sustentável, além da grade de disciplinas sempre envolver tal tema, na UFSCar encontramos diversos eventos que colaboram para a integração dos alunos e a aproximação destes com o assunto. Como exemplo, podemos citar o FUSuE - Festival Universitário de Sustentabilidade e Empreendedorismo, que segundo os próprios organizadores buscou "estimular a consciência, motivação e  capacitação  de  futuros líderes, promovendo a transformação cultural do nosso sistema de produção e consumo insustentável para uma sociedade sustentável, isto é, em harmonia com as dimensões social, ambiental, econômica e pessoal."
No próximo dia 27/02, teremos o início da "Calourada" no campus, para recepcionar os calouros. O diferencial será o tema dado para esse evento: "Qual o Papel da Universidade Pública?". Com isso, busca-se recuperar uma consciência social que diminui a cada dia que passa no ensino superior público. Um tema importante para mostrar aos calouros que não basta entrar na universidade, sentar na cadeira e estudar. É necessário participar, ser crítico e fazer parte da realidade em que se vive, de fato, atuando nela, buscando mudar aquilo que não está certo. Será a primeira calourada temática do campus. Para mais informações, veja este rascunho da ideia.
Por fim, na UFSCar, eu curso Ciências Biológicas - Bacharelado, com ênfase em conservação. É um curso totalmente voltado ao meio ambiente e sua preservação. Para quem gosta da área ambiental, é excelente!
Como toda universidade, principalmente pública, temos alguns problemas. Faltam alguns livros, espaço para estudos fora da sala de aula, há greves que sempre ameaçam parar nosso semestre, porém, sempre por motivos justos, já que o governo parece não se importar com os profissionais envolvidos no ensino público brasileiro... São problemas que você encontrará em qualquer universidade. O grande diferencial de cada instituição é a maneira que se busca soluções para contornar tais problemas, como todos os envolvidos agem diante disso tudo. E é isso que se espera de um aluno da UFSCar: iniciativa, participação e ação para mudar nossa realidade, tanto dentro da universidade como fora dela. E esse é o diferencial desse lugar.

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim