quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Sofrimento e crueldade: transporte e testes em animais

                                                Macacos amontoados em caixas e gaiolas. Fonte: BUAV.                                                                         
A ideia para o post de hoje surgiu há alguns dias, quando li notícias no site da BUAV (British Union for the Abolition of Vivisection) e no ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) de que a empresa brasileira TAM Linhas Aéreas foi acusada de transportar primatas para fins experimentais, com destino à Universidade de Nebraska, nos EUA.
Fonte: BUAV
Estes animais, muitas vezes, são capturados das selvas ou já nascem em cativeiros, onde vivem confinados. Viagens como essas que a TAM realizou causam sofrimento aos animais, e em alguns casos, até a sua morte, porém, infelizmente, este não foi o primeiro caso no mundo. Empresas como a American Airlines também já foram acusadas de realizar transportes de animais. Assim como não foi o primeiro, não será o último.
Após a denúncia, foi feita uma petição pública (link no final do post) exigindo explicações do IBAMA e da TAM sobre o caso, bem como a apresentação da autorização que, obrigatoriamente, deveria ser concedida pelo primeiro para este tipo de transporte. O fato mais curioso de tudo é que, no próprio site da TAM, havia uma página que anunciava as condições de transporte de animais, neste caso, de primatas: 

"Primatas (macacos) para uso em laboratório: GTA em caixas de Madeira, madeira terciada (contrachapada) e aço soldado. Autorização do IBAMA"

Hoje, se vocês clicarem no link, verão que a página não existe mais. Coincidência? Medo de sujar a imagem? Várias pessoas pediram explicações por e-mail à TAM, que resolveu emitir o seguinte comunicado:

"O respeito pelos animais é parte essencial da nossa cultura e nos motiva, junto à TAM Cargo, a apoiar parcerias como a que temos com o IBAMA para o transporte gratuito de animais silvestres de volta ao seu habitat. Por isso, estamos revendo nossos procedimentos internos sobre a questão do transporte de primatas, de modo alinhado com as melhores práticas do mercado. Obrigado a todos que se manifestaram a respeito desse tema tão importante. Em breve voltaremos com novidades sobre o assunto."

De repente, após as reclamações, a TAM resolveu por a mão na consciência. A pergunta que fica é: e se esse caso passasse despercebido pela BUAV, a TAM iria rever sua política como propõe agora? E quantos casos já passaram despercebidos pela sociedade?
Se a autorização do IBAMA realmente foi emitida, surge outra questão, muito bem colocada no final da petição pública: a que interesses serve hoje o IBAMA? Afinal, sua função não seria zelar pela nossa fauna e flora?
Como você pode ver, caro leitor, são várias questões sem resposta. Fico triste quando penso que, no Brasil, questões sem respostas são comuns na política, economia, meio ambiente, saúde, segurança, educação, em todas as esferas governamentais.
Seguindo essa mesma linha de sofrimento e crueldade com animais, resolvi indicar a vocês a leitura das listas do PEA (Projeto Esperança Animal), que contêm tanto as empresas que realizam testes em animais quanto as que não realizam. As empresas brasileiras que realizam testes em animais infelizmente foram retiradas do site, pois, segundo o projeto, o trabalho para a identificação de todas as empresas que realizam testes do tipo é difícil, e a entidade prefere destacar as empresas que não realizam testes. Assim, o site disponibiliza a lista das empresas internacionais que realizam testes (elaborada pela PETA - People for the Ethical Treatment of Animals) e a lista das brasileiras e internacionais (esta última também elaborada pela PETA) que não realizam testes. 
As listas:
Ao valorizar a política de empresas que não realizam tais testes, usando esse fato como critério de compra, diminuímos a procura por empresas que realizam testes. Ao diminuir sua procura, estas são obrigadas a se adaptar à preferência do mercado, para não perder consumidores. Portanto, guarde essa lista e, na próxima vez que for às compras, seja consciente! Valorize empresas que se aliam à tecnologia e eliminam a necessidade desse ato de crueldade e sofrimento aos animais.

Saiba mais:
-Abaixo-assinado IBAMA: queremos explicações sobre o envio de primatas para experimentação nos EUA pela TAM
-BUAV reveals new airline involved in the shipment of monkeys for research

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim