quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

18 propagandas criativas sobre o meio ambiente e sustentabilidade

Às vezes, nos deparamos com campanhas publicitárias que são verdadeiras obras de arte, seja pela mensagem que transmitem ao público ou pela originalidade. Hoje, separei para vocês algumas campanhas em vídeos e imagens com temas que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade, algumas com o objetivo de transmitir uma ideia, outras de relacionar uma mensagem positiva com o produto anunciado. De toda forma, são campanhas e comerciais criativos, inteligentes e originais. Confira!

1. Campanha da WWF (World Wildlife Fund) - Conforme o papel é utilizado, o verde do mapa da América do Sul vai se esvaindo. A campanha mostra a estreita relação entre o consumo e nossos recursos naturais, e como o desperdício pode trazer sérias consequências.

Fonte: http://goo.gl/62GOU.

2. Campanha da WWF (World Wildlife Fund) - Outra campanha feita pela WWF, bem conhecida por sinal. Foi transmitida na televisão, e se destaca pela maneira clara e direta pela qual transmite a mensagem: uma hora, volta para você.


3. Campanha da Artmaker Comunicação Inteligente - Trata-se de um outdoor que possui duas camadas de papel: uma branca, na frente, sobrepondo a outra camada que possui a ilustração de uma enchente, com lixo flutuando na água. Quando chove, o papel branco molha e fica translúcido, revelando a imagem de baixo. Um trabalho excelente e bem original, que nos mostra como lixo e chuva resultam em uma combinação desastrosa.

Fonte: http://goo.gl/hy69h
4. Campanha do Greenpeace - Outro comercial veiculado na tv, uns tempos atrás. Chama-se "Mudança", pois sua proposta é justamente essa: convocar a sociedade para uma mudança radical no modo de pensar e  agir para com o planeta. O vídeo é um verdadeiro "tapa na cara" na sociedade.


5. Campanha do banco HSBC - Outra campanha genial, muito criativa. Trata-se de um outdoor posicionado de uma maneira bem diferente da que estamos acostumados, cortado na base e tombado no chão, o que chama a atenção para quem passa por ele, inevitavelmente. Os dizeres da peça se aproveitam dessa situação e provocam: "Se fosse uma árvore, você nem teria notado. Preserve". A campanha foi criada em ocasião dos congressos mundiais sobre Biodiversidade e Biossegurança, realizados pela ONU em 2006, em Curitiba. A peça foi estrategicamente montada na saída do aeroporto Afonso Pena, de modo a surpreender os participantes do congresso e quem mais passasse pelo local.

Fonte: http://goo.gl/knkKd
6. Campanha da Nissan - Esta campanha, feita pela empresa japonesa, mostra um urso polar agradecendo ao dono de um Leaf (carro elétrico da marca), por utilizar um veículo que não contribui para o aumento excessivo da temperatura atmosférica e, consequentemente, para o degelo em seu habitat natural. Apesar do objetivo do comercial ser vender o veículo, é uma propaganda criativa e que, de certo modo, não está errada ao sugerir que o uso de um veículo elétrico é bem menos nocivo ao meio ambiente do que um veículo que consome combustíveis fósseis ou etanol.


7. Campanha da companhia de energia Eskom, África do Sul - Outro outdoor criativo. Com os dizeres "Use a eletricidade com sabedoria" iluminados pela única lâmpada do painel, a campanha mostra que desperdícios podem ser evitados.

Fonte: http://goo.gl/jeKvW
8. Campanha da WWF - No vídeo, um bebê dá seus primeiros passos, e surpreende seus pais de maneira positiva. Uma campanha bonita e cativante!


9. Campanha da WWF - Mais uma campanha promovida pela WWF, porém, através de uma ação publicitária. Uma "nuvem", aparentemente de tecido, passou o dia todo presa ao cano de escape de um carro, sendo inflada pela fumaça que saía dali. Nela, encontra-se escrita a mensagem: "Dirija um dia a menos e veja o quanto de monóxido de carbono ficará fora do ar que respiramos". Mais clara, impossível. 

Fonte: http://goo.gl/TTeq8
10. Campanha da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) - O vídeo demonstra o verdadeiro valor do couro e pele utilizados nos mais diversos acessórios e peças de roupa. O preço pago nesses objetos, por mais alto que seja, não supera o preço pago pelos animais sacrificados para produzi-los.


11. Campanha da WWF - "Antes que seja tarde demais" é a frase escrita no canto da imagem. Nela, vemos um grande fragmento de mata sendo destruído, e a ideia é relacionar esta ação com a destruição de nós mesmos, sendo esta iniciada pelos pulmões.

Fonte: http://goo.gl/G0mJS
12. Campanha do SESI (Serviço Social da Indústria) - O vídeo trata da desigualdade social, da violência e da falta de preocupação com o meio ambiente e o próximo na nossa sociedade, atualmente. No final, porém, há uma mensagem positiva: "O mundo dá voltas, mas mesmo quando ele volta para o mesmo ponto, ele pode chegar diferente."


13. Campanha da WWF - Na imagem, vemos uma onça-pintada e um filhote, ambos com etiquetas de tamanho presas em si. A frase revela a mensagem: "A moda faz mais vítimas do que você pensa".

Fonte: http://goo.gl/C8d9H
14. Campanha do Greenpeace - Um vídeo totalmente irônico, demonstrando de modo inteligente a maneira pela qual o governo vê a Amazônia: um local improdutivo, que só quando desmatado pode gerar lucros e negócios.


15. Campanha da WWF - Outro uso genial de um outdoor: conforme a posição do Sol muda, durante o dia, a sombra vai se movendo sobre o cartaz, simulando o aumento do nível dos oceanos devido ao elevado aquecimento global.
Fonte: http://goo.gl/WgnVW
16. Campanha do Moms Against Climate Change (Mães contra as Alterações Climáticas), Canadá - Nesta peça publicitária, vemos crianças protestando contra os impactos ambientais atuais.  O movimento acredita que as crianças pagarão um preço alto, no futuro, se nada for feito pelo meio ambiente agora.


17. Campanha da Diesel, Itália - Nas imagens, a marca italiana de roupas mostra paisagens afetadas pelo aumento do aquecimento global, utilizando o Rio de Janeiro e Nova Iorque como cenários. Vemos, por exemplo, o oceano bem acima do seu nível normal e a alta temperatura existente nos locais.

Fonte: http://goo.gl/trGdb
18. Campanha da Friends oh the Earth (Amigos da Terra), Inglaterra - Para encerrar, a linda história de amor entre duas embalagens de leite. Usando bom-humor e "romantismo", o vídeo faz um alerta para a importância da consciência ambiental e da reciclagem.


E você, conhece outros vídeos e imagens criativos, relacionados ao meio ambiente? Compartilhe conosco nos comentários!

4 comentários:

  1. Que as pessoas comecem a reciclar e a pensar em uma mundo melhor e mais limpo. Que os pais e escolas eduquem a nova geração para amar sua cidade, seu estado , pais e planeta ... temos que mante-lo saudável para sermos saudáveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo! Como ser saudável em um planeta doente? Que as pessoas adquiram mais educação e consciência!
      Abraços e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. eu amei o problema é que não me muitas ideias sobre o que eu queria se puder alguém me dÊ uma dica para mim fazer uma propaganda em prol do meio ambiente. thau e muitos beijos

    ResponderExcluir
  3. se alguém tiver um tipo de propaganda em prol do meio ambiente poste na web por favor

    ResponderExcluir

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim