sexta-feira, 9 de março de 2012

Resultado da brincadeira "Adivinhe que pássaro é!"

Caros leitores, hoje é o dia de saber quem mais entende de pássaros! Irei divulgar os resultados da brincadeira "Adivinhe que pássaro é!". Mas, antes de tudo, gostaria de fazer uma pergunta: vocês, realmente, entendem de pássaros? Não sei se todos notaram, mas cometi, digamos, dois "erros" na brincadeira, propositais. Erros comuns, que todos cometem, mas que não deixam de ser erros. A intenção foi que os erros fizessem parte da brincadeira para, neste momento de "revelações", vocês verem como, realmente, eles não fazem sentido. Vamos às explicações:

Em primeiro lugar, chamar todos os animais que postei de "pássaros" foi um erro grave. Os que estudam um pouco mais sobre as aves devem ter tido vontade de me enforcar! Na verdade, todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Chamamos de pássaros somente as aves que pertencem à ordem Passeriformes, na classificação taxonômica da espécie (clique aqui para saber o que é taxonomia e aqui para saber mais sobre a história dessa ciência). Além da ordem Passeriformes, existem outras como Reiformes, Ciconiformes, Anseriformes, Psitaciformes, etc. Sabendo disto, mais adiante vocês poderão saber quais das aves que postei na brincadeira realmente são pássaros, apenas observando se a ave é da ordem Passeriformes. E você acreditava que era tudo pássaro, não é?

O outro "erro" cometido não foi algo tão grave assim. Geralmente, as pessoas chamam de "canto" qualquer som produzido por uma ave. Na verdade, nem todas as aves cantam. Isso porque, dentro da ordem Passeriformes, temos duas subordens: Tyranni (Suboscines, os "pássaros que gritam") e Passeri (Oscines, os "pássaros que cantam"). Deste modo, o som produzido por um pássaro nem sempre é considerado um canto. Você pode verificar se os pássaros da brincadeira cantam ou gritam verificando sua subordem. Para as outras ordens, excluindo a dos pássaros, temos:

"Por outro lado, as aves não-passeriformes são as que vocalizam, mas gritam (águia) ou cacarejam (galo) ou que efetivamente não vocalizam (urubu-de-cabeça-preta). Essas características estão associadas à complexidade das estruturas envolvidas com a produção de vozes."

Então, cantar mesmo, só cantam os pássaros da subordem Passeri, certo?
Vamos, agora, ao gabarito! As aves da brincadeira são:

1 - Pardal (Passer domesticus)
O pardal (Passer domesticus) tem sua origem no Oriente Médio, entretanto este pássaro começou a se dispersar pela Europa e Ásia, chegando na América por volta de 1850. Sua chegada ao Brasil foi por volta de 1903 (segundo registros históricos), quando o então prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, autorizou a soltura deste pássaro proveniente de Portugal. Hoje, estas aves são encontradas em quase todos os países do mundo, o que lhe caracteriza como uma espécie exótica e bioinvasora.  (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Passeridae
Espécie: P. domesticus


2 - Pombo doméstico (Columba livia)
O pombo-doméstico é uma ave columbiforme da família Columbidae. Também conhecido como pombo-comum ou pombo-das-rochas. Esta espécie é originária da Eurásia e África e foi introduzida no Brasil no início da colonização portuguesa.
Columba deriva do latim Columbus que significa pomba e, livia significa pálida, lívida. Columbaé a “termo” radical para outros gêneros da família Columbidae. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Espécie: C. livia


3 - Uirapuru verdadeiro (Cyphorhinus arada)

Também conhecido como corneta, músico, músico-da-mata, irapurú, uira-purú, e uirapuru, o uirapuru-verdadeiro é um passeriforme da família Troglodytidae. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Troglodytidae
Espécie: C. arada


4 - Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)

O bem-te-vi é uma ave passeriforme da família dos tiranídeos. Conhecido também como bem-te-vi-de-coroa e bem-te-vi-verdadeiro, é provavelmente o pássaro mais popular de nosso país, podendo ser encontrado em cidades, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens e praias de rios. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Tyrannoidea
Família: Tyrannidae
Subfamília: Tyranninae
Espécie: P. sulphuratus


5 - Coruja-da-igreja (Tyto alba)

Coruja-das-torres, coruja-da-igreja ou suindara, é uma espécie de coruja muito comum no Brasil, bastante conhecida por nidificar em torre de igrejas e locais habitados (razão de um de seus nomes comuns).
Está entre as aves mais “úteis” do mundo, no que se refere à economia do homem, pois consomem muitos roedores, principalmente nas proximidades de habitações humanas. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Tytonidae
Espécie: T. alba


6 - Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

O Papagaio-verdadeiro é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae. Conhecido também como Ajuru-etê, Curau, Papagaio-comum, Papagaio-curau, Papagaio-de-fronte-azul, Papagaio-grego, Papagaio-baiano, Trombeteiro (Mato Grosso) e Louro, como aliás são chamados todos os papagaios domésticos em nosso País. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Espécie: A. aestiva


7 - Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris)

Ave símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-amarelo, sabiá-vermelho ou de peito-roxo é uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor ou seja, a primavera. Foi imortalizado na “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, juntou-se oficialmente aos outros quatro símbolos nacionais – a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo, tendo a mesma importância deles na representação do Brasil em 3 de outubro de 2002, por decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Turdidae
Espécie: T. rufiventris


8 - Canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola)

O canário-da-terra-verdadeiro, conhecido também como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha e canário-da-terra e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado e por isso é frequentemente aprisionada como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA) mesmo tal ato sendo considerado crime federal inafiançável pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Graças a ação das autoridades e da conscientização da população, registros do canário-da-terra-verdadeiro vêm se tornando mais freqüentes nos últimos anos. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Emberizidae
Espécie: S. flaveola


9 - Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus)

A Arara-azul-grande é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Conhecida também como Arara-preta (Mato Grosso), Arara-una (“una” significa “negro” em tupi) e Arara-hiacinta.
Em 1988 a população total da espécie foi estimada em apenas 2500 indivíduos. Encontra-se ameaçada de extinção devido à destruição de seus hábitats e ao comércio ilegal.
Devido ao combate ao comércio ilegal e à criação de reservas ecológicas, o número de indivíduos dessa espécie cresceu um pouco para, aproximadamente, 4000 em 2010. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Espécie: A. hyacinthinus


10 - Gaivota (Larus Argentatus)

Espécie costeira adaptada ao mar e dele dependendo, em grande parte, a sua existência, apesar de possuir um regime alimentar bastante generalista o que levou à sua associação com o Homem, uma vez que praticamente todos os tipos de detritos orgânicos produzidos pelo homem lhe servem de alimento. Uma vez por ano reúnem-se em colónias, no início da Primavera e quando termina a época de reprodução, algumas migram para locais de clima mais ameno. (Para saber mais, clique aqui)

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Laridae
Género: Larus
Espécie: L. argentatus


Como vocês podem observar, selecionei as aves mais comuns do nosso dia-a-dia e/ou bem conhecidas. Agora, eis a classificação dos participantes:
PosiçãoNomeAcertosPássaros Acertados
Sueli10Pardal, Pombo, Uirapuru, Bem-te-vi, Coruja, Papagaio, Sabiá, Canário, Arara e Gaivota
William Katitu9Pardal, Pombo, Uirapuru, Bem-te-vi, Coruja, Papagaio, Sabiá, Arara e Gaivota
Thiago Sotano - @tsotano9Pardal, Pombo, Uirapuru, Bem-te-vi, Papagaio, Sabiá, Canário, Arara e Gaivota
Antonio Carlos Luna Pininga8Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Papagaio, Sabiá, Canário, Arara e Gaivota
Don Chichilo8Pardal, Pombo, Uirapuru, Bem-te-vi, Papagaio, Sabiá, Arara e Gaivota
Roger8Pardal, Uirapuru, Bem-te-vi, Coruja, Papagaio, Sabiá, Arara e Gaivota
vagner8Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Coruja, Papagaio, Sabiá, Canário e Gaivota
Vitor Ayala Sarmento8Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Coruja, Papagaio, Sabiá, Arara e Gaivota
Lello7Uirapuru, Bem-te-vi, Coruja, Papagaio, Sabiá, Arara e Gaivota
Luis Henrique Rodrigues Gomes7Pardal, Pombo, Uirapuru, Bem-te-vi, Sabiá, Canário e Gaivota
Vanessa7Pardal, Bem-te-vi, Papagaio, Sabiá, Canário, Arara e Gaivota
Netto Gaspar - @g_netto7Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Coruja, PSabiá, Arara e Gaivota
13ºJean Gustavo6Pardal, Pombo, Uirapuru, Bem-te-vi, Canário e Arara
Guga6Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Sabiá, Canário e Gaivota
Wellington6Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Papagaio, Arara e Gaivota
16ºLeonete5Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Papagaio e Sabiá
Gislaine Campos - @Gislanecampos5Bem-te-vi, Sabiá, Canário, Arara e Gaivota
Nathália T. Rios5Pardal, Pombo, Bem-te-vi, Arara e Gaivota
19ºJúlia G. Correia - Papo Menininha4Pardal, Uirapuru, Bem-te-vi e Gaivota
Klesley Negreiros - @Negreirosk4Pardal, Pombo, Bem-te-vi e Gaivota
21ºLuan3Pombo, Bem-te-vi e Gaivota



Reparem que considerei corretos aqueles que, ao menos, chegaram perto do nome correto da espécie. Quem respondeu "Sabiá" para "Sabiá-laranjeira", por exemplo, acertou. E a ave mais conhecida, de acordo com o nosso gráfico, foi o Bem-te-vi (mas ele praticamente "diz" seu nome, aí fica fácil!).

E, assim, encerramos nossa brincadeira. Agradeço a todos os participantes e espero que todos tenham aprendido um pouquinho mais sobre aves (não necessariamente pássaros!), hoje. Para ouvir mais sons dessas e de outras aves, indico o site Xeno-Canto. Aliás, foi desse site que retirei os sons postados na brincadeira. Para achar um som, basta fazer a busca pelo nome científico da ave (para descobrir o nome científico de uma espécie, é só pesquisar pelo nome popular no Google).

Uma dica: que tal parar agora, por um momento, e aproveitar para ouvir um pouquinho as aves, lá fora?

4 comentários:

  1. SEMPRE É BOM APRENDER ALGO MAIS E SEU ARTIGO É FENOMENAL...APROVEITO PARA SEGUIR TEU BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re Bonelli, aprender nunca demais, não é?
      Agradeço pela visita e comentário.
      Abraços!

      Excluir
  2. Gostei muito desse post, embora não consiga reconhecer nenhum canto rsrsrs. Gosto das aves, de sua liberdade, fascinantes! Belo trabalho ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marianna, também gosto muito das aves. Passo um bom tempo do dia observando-as. Fascinantes, como você disse!
      Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim