sexta-feira, 23 de março de 2012

Dicas para plantar uma árvore!

Mudas de árvores frutíferas. Fonte: Comando Polícia Militar do Nordeste.

Caros amigos, no começo do blog publiquei uma postagem sobre o Mega Plantio, um evento realizado aqui na minha cidade, em Sorocaba, com a finalidade de de plantar 500.000 mudas até o final deste ano, através do apoio da população. Até o momento, já foram plantadas 282.272, em outra edição do evento.

Com a data do Mega Plantio se aproximando (dia 25/03), resolvi dedicar a postagem de hoje para dar algumas dicas sobre como plantar uma árvore, tanto em áreas urbanas como rurais.
Recebi da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, por e-mail, esta ótima ilustração sobre o correto plantio de mudas. Esta mesma figura pode ser encontrada no site da Secretaria, aqui.


Outras dicas para o plantio:
  • Se for plantar mais de uma muda, deixe um espaço médio de 3 metros entre elas;
  • O ideal é que o "berço" da muda seja maior do que o saquinho que a envolve;
  • Preencha os espaços laterais e o fundo do berço com uma mistura de terra vegetal e húmus, para adubar o solo. Repita a adubação mensalmente, durante dois anos;
  • Durante a primeira semana, regue a muda diariamente, porém, sem encharcar o solo. Em dias nublados ou com chuva, não é necessário regar. A partir da segunda semana, regue em dias alternados.
  • Conforme a muda for se desenvolvendo, você pode utilizar uma estaca para orientar seu crescimento, no entanto, prefira materiais que não firam o caule de plantas, como o sisal.

Para o plantio de mudas, estas informações são imprescindíveis. Se você tem vontade de plantar uma árvore mas não dispõe de mudas, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente do seu município e pergunte por locais onde mudas podem ser retiradas. No caso de Sorocaba, você poderá ver nesta página os locais para retirada de sua muda, gratuitamente.

Agora, uma última dica: Quais as melhores árvores para plantar? Isso depende muito da situação. Veja:

"As árvores em ambiente urbano estarão submetidas a condições distantes das que são oferecidas em ambiente natural, portanto é necessário utilizar espécies que ocorram naturalmente na região em que a árvore será plantada para que seu crescimento, adaptabilidade e desenvolvimento não sejam comprometidos.
Como a escolha da espécie a ser plantada na frente da residência é o aspecto mais importante a ser considerado, há uma série de características que devem ser avaliadas antes dela ser selecionada, como a tolerância a poluentes e a baixas condições de aeração do solo, presença de odores, tempo de crescimento e de longevidade, tamanho e cor das flores e frutos, época e duração do florescimento e frutificação, entre outros.
Ao se plantar árvores nas vias públicas ou parques e jardins deve-se evitar aquelas que produzam qualquer tipo de substância tóxica para o homem ou qualquer outro animal (ex: espatódeas e euforbiáceas). A utilização de espécies com presença de espinhos no tronco também deve ser evitada. Aconselha-se usar árvores que não possuam frutos grandes que possam amassar carros ou mesmo ferir pessoas (ex: mangueiras e sapucaias) e com maior resistência nos galhos e ramos.
Espécies resistentes a pragas e doenças são preferíveis, pois são mais adaptáveis ao ambiente urbano e não requerem a utilização de substâncias tóxicas como fungicidas e inseticidas que também podem inferir na saúde dos indivíduos.
A dimensão da copa não deve extrapolar o limite físico do local, pois as árvores não podem obstruir a passagem de pedestres. A altura da muda a ser plantada não deve ser inferior a 2 m para não interromper a circulação de pedestres e veículos.
Um fator a ser considerado é, também, o uso de espécies que reúnem características morfológicas adaptadas para combater a poluição nos grandes centros. As folhas destas árvores podem absorver gases poluentes e prender partículas sobre sua superfície, especialmente se estas forem pilosas, cerosas ou espinhosas.
Durante a escolha um fator levantado constantemente pelos moradores é quanto às árvores que sujam muito a calçada ou entopem calhas e condutor. Isso nos parece impossível de ser resolvido por seleção de espécie. Qualquer espécie arbórea tem uma grande perda de folhas, seja ela sempre verde ou caducifólia (que perde todas as folhas em determinado período), e folhas pequenas ou grandes causaram os mesmos problemas de “sujeira” ou entupimentos. A solução está na localização adequada das árvores e das casas. Se as árvores são plantadas suficientemente distantes de telhados de residências e de bueiros o efeito de entupimento será reduzido. Por outro lado, se as calçadas e pátios tivessem menos área de cimento e mais área com grama, a “sujeira” das árvores quase não existiria."
Fonte: IPEF

Essa questão da "sujeira" causada pelas árvores foi bem colocada. Já presenciei moradores reclamando que as árvores da sua rua soltam muitas folhas ou flores no chão. Gente, por favor, mais consciência! É natural da árvore soltar folhas e flores, não vá querer arrancar uma árvore ou deixar de plantar uma só porque você precisa varrer a calçada frequentemente.

Para facilitar a escolha de sua árvore, veja algumas indicações:

Fonte: IPEF

É isso, pessoal. Ao decidir plantar uma árvore no seu quintal, calçada ou estabelecimento, procure se informar sobre quais espécies são adequadas para a finalidade em questão. Qualquer dúvida, procure a Secretaria do Meio Ambiente de seu município.

Saiba mais:

Um comentário:

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim