sexta-feira, 2 de março de 2012

Propaganda ecológica enganosa: como identificar e se proteger

Fonte: http://goo.gl/8ST9G
Atualmente, é muito comum ouvir falar em sustentabilidade. Já existem muitas pessoas que se preocupam com o meio ambiente e o levam em consideração na hora de comprar um produto. Deste modo, algumas empresas resolveram adotar, para si, a imagem de "amiga do meio ambiente", aproveitando-se, em muitos casos, da desinformação do consumidor que, na boa fé, acredita realmente que aquela empresa se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade. 
Existem empresas corretas que realmente se importam em ser sustentáveis em todo seu processo produtivo? Sim, existem. Mas, infelizmente, existem muitas querendo se aproveitar de você, consumidor, na cara dura. Quer ver só? Abaixo, alguns exemplos que vemos constantemente no dia-a-dia, em propagandas e rótulos de produtos, de artifícios utilizados por empresas para ludibriar o consumidor e convencê-lo de que a empresa é ecologicamente correta:

Fonte: E esse tal meio ambiente? 
Apresentado deste modo, parece absurdo acreditar em propagandas assim, não é? Porém, muitos acreditam. E, todo o dia, várias pessoas caem no conto das "amigas do meio ambiente". 
Geralmente, a tática mais adotada pelas empresas enganosas é omitir dados. Assim, uma fabricante de garrafas PET pode dizer que suas garrafas são feitas de material 100% reciclado e, no entanto, omitir o fato de que a tampinha e o rótulo não são. Veja outras táticas adotadas pelas empresas para enganar o consumidor:
  • Informar ao consumidor que certo atributo do produto é ecologicamente correto e, no entanto, o produto possui outras características que o tornam mais agressivo ao meio ambiente, anulando seus benefícios. Exemplo: Detergente com embalagem reciclada, mas que agride à saúde.
  • Sugerir que um produto tem determinadas características ecologicamente corretas, porém, não comprová-las em local de fácil acesso ou visibilidade, sem nenhuma certificação de terceiros. Exemplo: eletrodomésticos que se dizem eficientes, mas sem uma certificação confiável.
  • Passar informações imprecisas ao consumidor, confundindo-o. Exemplo: dizer que a empresa é amiga do meio ambiente, por sí só, não tem significado algum. É preciso esclarecer o porquê e comprovar tal afirmação.
  • Transmitir a impressão de que a empresa possui um selo confiável, quando não possui. Como exemplo, podemos ver o quadro acima. As embalagens, geralmente, apresentam "florzinhas", "planetas" e selos sem ligação a nenhuma entidade confiável, ou seja, apresentam ilustrações sem significado algum.
  • Passar ao consumidor, no rótulo da embalagem, informações irrelevantes que o distraem, impedindo-o de procurar outras opções de produto. Exemplo: dar destaque no rótulo da embalagem que o produto não contém CFC, como se isso fosse algum diferencial, sendo que o uso desta substância foi proibido há muito tempo.
  • Diferenciais do tipo "dos males, o menor". Exemplo: briquetes (blocos cilíndricos compactos, com alta densidade, feitos de resíduos de madeiras em geral) vendidos como ecológicos, mas que na verdade, são fabricados com sobras de madeira industrial sem confirmação de sua origem legal. 
  • Passar informações falsas ao consumidor. Exemplos: produtos que possuem x% a menos de energia, porém, sem definir qual a referência utilizada; dizer que o produto é reciclável, quando este possui elementos acidentais em sua composição que podem limitar ou inviabilizar a reciclagem. 
Com certeza, você deve ter se lembrado de alguma situação em que se deparou com um produto que se utilizava dessas artimanhas. Realmente, não é difícil encontrar empresas desonestas que se utilizam da omissão de informações ou de mentiras descaradas para induzir o consumidor ao erro, ainda mais hoje em dia, em que a sustentabilidade vem se tornando uma questão relevante. Falando nisso, você sabe as diferenças entre um produto ecológico, orgânico,verde e sustentável?

"Produto Ecológico é produzido com a preocupação, quase que única, de preservar o meio ambiente o mais intacto e, se for possível, reconstituído.
Produto Orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural.
O Produto Verde é aquele que se preocupa em menores impactos ambientais (p.ex. eficiência energética, origem dos materiais etc...) e também com a saúde humana.
O Produto Sustentável é aquele que também incorpora os aspectos de responsabilidade social além do ambiental e de saúde das pessoas."
Fonte: Sustentax

Entender a diferença é importante, assim, você não leva "gato por lebre". Se uma empresa informar que é sustentável, porém, não se preocupar com a origem de sua matéria-prima, podendo esta ser produzida por empresas que mantêm seus trabalhadores em condições degradantes de trabalho, trata-se de propaganda enganosa e que deve ser denunciada.

No site "E esse tal meio ambiente", você pode conhecer os selos ecológicos confiáveis que circulam no mercado. Se você os observar em algum produto, pode ter a certeza de que não se trata de propaganda enganosa. Clique aqui e veja a lista de selos.

Agora, que você já sabe como identificar uma empresa que é desonesta com o consumidor, quando se trata de meio ambiente, é importante denunciar quando se deparar com uma. Para isso, entre no site da Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - http://www.conar.org.br/) e preencha o formulário existente no fim da página inicial. Assim, você estará cumprindo seu papel de consumidor consciente. 

Para finalizar a postagem de hoje, gostaria de compartilhar com vocês o vídeo do "Verde otário". Trata-se de uma crítica às empresas que, aproveitando-se da nossa boa vontade e falta de informação, vendem produtos com uma fachada "verde e ecológica", enquanto que, na verdade, mais prejudicam do que ajudam a sociedade e o meio ambiente. Assim, ele encaixa-se perfeitamente na postagem de hoje.


Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim