terça-feira, 13 de agosto de 2013

A História das Coisas (The Story of Stuff): O consumismo e nosso sistema de produção insustentável

Bom, lá vamos nós com outra tentativa de retorno ao blog! rs

Realmente, não é fácil lidar com iniciação científica e uma graduação que suga até a última gota do seu tempo livre, ao mesmo tempo em que se tenta manter um blog ativo. Como os que acompanham esta página sabem, gosto muito de postar textos críticos, de desenvolver toda uma linha de raciocínio em cima de determinado assunto para deixar clara a mensagem que quero transmitir ao leitor. E este tipo de texto demanda muito tempo tanto de pesquisa, bem como de escrita. Não gosto de escrever somente o que vem a minha cabeça, sem mostrar a vocês fontes que confirmem a informação que passo aqui. Por isso, levei horas para escrever boa parte dos posts do blog. Cheguei a um ponto em que queria muito postar sobre um assunto, mas não encontrava tempo para escrever o texto com a profundidade que eu queria. E, desta forma, o blog passou a ter menos prioridade na minha vida.

Não vou prometer que passarei a postar com regularidade, em dias certos na semana, porque não vou conseguir cumprir, tenho consciência disso. Mas, pretendo mudar um pouco minha abordagem nos posts, para ao menos conseguir escrever com maior frequência. Evitarei me aprofundar muuuito nas postagens, principalmente em temas polêmicos, nos quais adoro me estender, porém sem perder a qualidade da informação. A ideia agora passará a ser puxar o tema a apresentar minha opinião geral sobre o assunto a vocês, dando a possibilidade de desenvolver uma maior discussão nos comentários, além de informar várias fontes de consulta para quem quiser maiores informações. Ao invés de escrever um único post longo sobre um assunto, tentarei escrever vários posts sobre ele, o que torna a leitura menos cansativa para vocês e a escrita menos trabalhosa para mim. Deste modo, acredito que ficarei menos preocupada em arranjar tempo para escrever, pois o desenvolvimento dos posts será mais rápido. Assim espero!

Para este novo retorno, pensei em apresentar a vocês um vídeo que assisti há algum tempo, intitulado “The Story of Stuff”, ou “A História das Coisas”, em português. Trata-se de um documentário de aproximadamente 20 minutos, que aborda sobre o sistema de produção de tudo que consumimos. O vídeo é estadunidense, mas acredito que muitos de vocês irão reconhecer a realidade brasileira na história. Afinal, que país pode ser um belo exemplo de nação do terceiro mundo que baseia sua economia na extração e exportação de recursos naturais para países do primeiro mundo, como explica Annie Leonard, a narradora do vídeo? Conhece algum país assim? Pois é. Como o vídeo mostra, pouquíssimos saem ganhando nessa história: apenas os controladores do sistema produtivo. O Brasil e vários outros países do terceiro mundo perdem ao consumir e vender seus recursos naturais e humanos (que apesar de não aparentarem, são finitos), enquanto que os países do primeiro mundo perdem ao priorizar o consumo, ao invés da saúde e qualidade de vida de sua população, chegando a afetar a vida de pessoas a nível mundial. Nestes tempos de protestos por todo o Brasil, vale a pena refletir sobre o que está errado neste sistema.

Aviso: estou lendo todos os e-mails que recebi durante o período em que estive afastada do blog. A proposta para denúncias de crimes ambientais da postagem anterior continua de pé! Se você tem algum crime ambiental para denunciar, leia a postagem e envie um e-mail para relatosdeumabiologa@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim