quarta-feira, 27 de junho de 2012

Onde descartar materiais sem uso?

O Relatos de uma Bióloga fez uma parceria muito bacana com o site da eCycle. Nesse site, a eCycle disponibiliza uma busca, onde podemos encontrar locais corretos para destinar materiais que não utilizamos mais. Para onde enviar papelão, plástico, vidro, alumínio não é muito difícil saber. Mas você sabe como destinar, corretamente, medicamentos, por exemplo?

Trabalhei durante um tempo na farmácia de um posto de saúde, aqui em Sorocaba. De vez em quando, aparecia um pessoal querendo nos “doar” medicamento: eram sacos e mais sacos de remédios ainda na caixa, outros sem embalagem, com os comprimidos todos soltos. Muitas dessas pessoas nos davam os remédios porque o parente que os tomava havia falecido, outros porque, durante anos, foram acumulando remédios vencidos e resolveram doar tudo de uma vez só. O grande problema disso tudo é que não podíamos receber estes medicamentos. Se estavam dentro do prazo de validade, não podíamos receber e oferecer ao público, pois não sabíamos a procedência, de que maneira ele foi conservado na residência da pessoa, etc. Porém, em muitos casos, as pessoas vinham com medicamentos vencidos, sem saber onde destiná-los, pedindo nosso auxílio.

A questão é que, qualquer que fosse o caso, não estávamos autorizados a receber os medicamentos. Quando ainda não sabia dessa proibição, pois estava há pouco tempo no posto, recebi duas sacolas recheadas de medicamentos em tudo quanto é estado. A minha “chefa”, coordenadora do posto, como era nova no cargo também, não viu problemas em recebê-los. Toda semana, uma empresa terceirizada passava no posto recolhendo os medicamentos vencidos, e pensamos que bastava colocar esses medicamentos recebidos do público no meio e pronto, o caminhão da empresa recolhia tudo. Porém, mais tarde, descobrimos que como a medicação não era nossa, ou seja, não foi recebida da prefeitura, tínhamos que preencher um formulário com o nome comercial do medicamento, o nome do princípio ativo, a quantidade, se era líquido ou sólido, se estava em cartela de comprimido ou ampola, etc., se quiséssemos que a empresa levasse o material. No entanto, a maior parte dos medicamentos que estavam na sacola eram comprimidos, sem embalagem alguma, todos misturados e soltos. Como fazer para preencher um formulário de vários comprimidos sem identificação?

Foi então que descobrimos que não poderíamos receber medicamentos dos pacientes. Um dos motivos é justamente o fato das pessoas não se preocuparem em manter os frascos e comprimidos na embalagem original. Além disso, descobri que a orientação da prefeitura era não receber medicamentos de forma alguma e ponto, não importa o estado em que estivessem. No fim, saí do posto de saúde sem saber como descartar remédio da maneira correta. Acredito que, assim como eu não sabia, muitos também não sabem como descartar.

Foi assim que conheci essa busca da eCycle, que orienta, através de um mapa, os locais da sua cidade que recolhem o material que você quer descartar. No exemplo abaixo, procurei aqui em Sorocaba os locais para descarte de medicamentos próximos da minha casa:

              medicamentos

Achei fantástica a ideia da eCycle! Para facilitar, coloquei a caixinha de busca deles na barra lateral do blog, assim você nem precisa sair do Relatos de uma Bióloga para fazer sua busca! Basta ir até a caixinha e selecionar o material que você deseja descartar. Uma nova página vai abrir, e nela você precisa digitar apenas o seu CEP, para o mecanismo verificar os postos de coleta mais próximos da sua casa. Tudo muito rápido e simples.

Agora você não tem mais desculpas para não procurar por locais corretos para descartar seus objetos sem uso!  Faça a busca sempre que precisar se informar.

Aproveito o post para repassar uma novidade aos amantes da ciência e tecnologia: a revista Ciência Hoje liberou todas as suas edições para serem consultadas gratuitamente, na internet, em comemoraçõ ao seu aniversário de 30 anos! Aproveite e navegue pelo acervo, os conteúdos da revista são muito bons, mas ouvi falar que ficarão disponíveis na internet por apenas três meses. Portanto, corra! O endereço é: http://assinaturadigital.cienciahoje.org.br/revistas/.

2 comentários:

  1. Oi Silvania, gostei da iniciativa e do artigo. esclarece, explica e educa. Parabéns. E melhor, nos mostra um caminho: eCycle. Sinto a dificuldade de descartar remédios porque é muito difícil encontrar onde descartar. Na minha cidade ainda é incipiente a coleta coletiva. estamos engatinhando neste item. Porém sua dica nos abre um caminho.
    Obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário!
      Sei bem o que é esse problema da coleta seletiva... Na minha cidade também temos este problema, temos que nos mexer e procurar um lugar para descartar os materiais corretamente, já que o município não oferece este serviço. Ainda bem que existem iniciativas como essa da eCycle para facilitar nossa vida um pouco, não é mesmo?

      Excluir

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim