sábado, 14 de abril de 2012

Abandono de animais

Fonte: Adote Sorocaba.

Pessoal, hoje quero tratar de um assunto sério: animais de estimação. Para muitas pessoas, não parece ser um assunto tão sério assim: o que mais vemos nas ruas são cachorros e gatos abandonados, tudo porque, na maior parte dos casos, os donos desses bichos não viram a questão de ter um animal de estimação de maneira séria e responsável.
Ter um animal de estimação não é como ter uma boneca, um urso de pelúcia ou um bichinho virtual. A partir do momento em que leva um animal para casa, você tem responsabilidades com ele. O que mais vemos são donos que, cansados do trabalho que o bicho lhe dá, o abandona na rua. Eu já soube de um caso em que o dono chutou sua cadelinha, filhote ainda, porque ela dava muito trabalho (como todo o filhote, não importa a espécie, também dá). O resultado? A filhote ficou paraplégica. Há também o emblemático caso da enfermeira e seu yorkshire. São nessas horas que penso como seria o mundo se o ser humano fosse extinto. Uma espécia que maltrata seus semelhantes e os outros seres vivos, apenas por vontade de maltratar, não merecia durar muito tempo. Pensar assim, porém, não resolve nada. Ao mesmo tempo em que há seres humanos ruins, há os bons, que fazem de tudo para melhorar a vida de outros seres humanos e de outras espécies. São estas pessoas que ainda me fazem ter fé na humanidade.

Sendo assim, gostaria de aproveitar para divulgar o belo trabalho de algumas pessoas que só querem o bem dos animais de estimação, os animais mais próximos do ser humano e, consequentemente, os que mais sofrem com os maus tratos de seus donos.

Em Sorocaba, existe um movimento muito legal chamado "Adote Sorocaba". Esta associação preocupa-se em ajudar cães e gatos abandonados, encontrando lares definitivos e temporários para eles, remédios e ração. Eles também divulgam animais desaparecidos, e ajudam a divulgar e averiguar denúncias de maus tratos aos animais. É um trabalho muito bacana, e que vale a pena ser divulgado. Para ver o perfil no facebook da associação, acesse: http://www.facebook.com/adotesorocaba2. Nesta página, você pode ajudar também, divulgando fotos de animais que você viu na rua e que precisam de um lar, doando dinheiro, ração e/ou remédios, oferecendo sua casa como lar temporário, adotanto um animalzinho... enfim, quando se quer ajudar, opções não faltam!

Eles também possuem um site, mas no momento está fora do ar. De todo modo, tente acessar e veja se ele já voltou: http://www.adotesorocaba.com.br.

Infelizmente, a associação só atende Sorocaba e região. Mas, a ideia deles é muito boa. Se você tiver um pouquinho de disponibilidade, que tal criar um movimento parecido em sua cidade, engajando pessoas que possuem vontade de ajudar os animais? Às vezes, só falta a boa vontade de alguém em por a ideia em prática, para que depois o movimento siga com a ajuda de todos.

Se você souber de outros movimentos como esse, de pessoas que possuem como único objetivo proteger a vida, compartilhe conosco! Mande o endereço do site ou blog do movimento, página do facebook, enfim, qualquer link que ajuda a divulgar o trabalho dessas pessoas para todos!

E lembre-se: animal não é brinquedo! Se for cuidar de um, planeje-se e seja responsável!

3 comentários:

  1. É lamentável que ainda exista tante gente que abandone os animais como se eles fossem um brineuqdo velho. Quando é filhote é tudo lindo, mas depois muitos se cansam. Ainda bem que existem pessoas responsáveis e que se preocupam com essas vidas. Sou apaixonado por bicho e me revolto com isso. Mt bacana essa associação que vc divulgou. Beijos, Silvania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, também sou apaixonada por animais (sou suspeita pra falar né rs), e também me revolto demais com isso. Se pudesse, recolheria todos bicho que visse na rua, abandonado, mas infelizmente isso é impossível. O bom é que existem diversas alternativas para ajudar, e diversas pessoas dispostas a isso :)

      Obrigada pelo comentário, tenha uma ótima semana!

      Excluir
  2. olá sou biólogo e tenho um blog de biologia acho esse assunto muito delicado as pessoas hoje acham ue o abandono e resolvido com extermínio pelo menos a maioria das pessoas que eu conheço levantam a bandeira do extermínio achei muito legal seu blog e estou seguindo se puder visite o meu http://biohd.blogspot.com.br/ se gostar fique a vontade para seguir até mais felicidades

    ResponderExcluir

Parceiros

Procurando o que fazer na internet? Acesse o Minilua!
Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!
Uêba - Os Melhores Links LinkLog Aconchego e Descanso Ideias Green Coluna Zero Autossustentável Colmeia: O melhor dos blogs Receitas de Todos Nós Preserve Sim