Às vezes, nos deparamos com campanhas publicitárias que são verdadeiras obras de arte, seja pela mensagem que transmitem ao público ou pela originalidade. Hoje, separei para vocês algumas campanhas em vídeos e imagens com temas que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade, algumas com o objetivo de transmitir uma ideia, outras de relacionar uma mensagem positiva com o produto anunciado. De toda forma, são campanhas e comerciais criativos, inteligentes e originais. Confira!
1. Campanha da WWF (World Wildlife Fund) - Conforme o papel é utilizado, o verde do mapa da América do Sul vai se esvaindo. A campanha mostra a estreita relação entre o consumo e nossos recursos naturais, e como o desperdício pode trazer sérias consequências.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/62GOU. |
2. Campanha da WWF (World Wildlife Fund) - Outra campanha feita pela WWF, bem conhecida por sinal. Foi transmitida na televisão, e se destaca pela maneira clara e direta pela qual transmite a mensagem: uma hora, volta para você.
3. Campanha da Artmaker Comunicação Inteligente - Trata-se de um outdoor que possui duas camadas de papel: uma branca, na frente, sobrepondo a outra camada que possui a ilustração de uma enchente, com lixo flutuando na água. Quando chove, o papel branco molha e fica translúcido, revelando a imagem de baixo. Um trabalho excelente e bem original, que nos mostra como lixo e chuva resultam em uma combinação desastrosa.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/hy69h |
4. Campanha do Greenpeace - Outro comercial veiculado na tv, uns tempos atrás. Chama-se "Mudança", pois sua proposta é justamente essa: convocar a sociedade para uma mudança radical no modo de pensar e agir para com o planeta. O vídeo é um verdadeiro "tapa na cara" na sociedade.
5. Campanha do banco HSBC - Outra campanha genial, muito criativa. Trata-se de um outdoor posicionado de uma maneira bem diferente da que estamos acostumados, cortado na base e tombado no chão, o que chama a atenção para quem passa por ele, inevitavelmente. Os dizeres da peça se aproveitam dessa situação e provocam: "Se fosse uma árvore, você nem teria notado. Preserve". A campanha foi criada em ocasião dos congressos mundiais sobre Biodiversidade e Biossegurança, realizados pela ONU em 2006, em Curitiba. A peça foi estrategicamente montada na saída do aeroporto Afonso Pena, de modo a surpreender os participantes do congresso e quem mais passasse pelo local.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/knkKd |
6. Campanha da Nissan - Esta campanha, feita pela empresa japonesa, mostra um urso polar agradecendo ao dono de um Leaf (carro elétrico da marca), por utilizar um veículo que não contribui para o aumento excessivo da temperatura atmosférica e, consequentemente, para o degelo em seu habitat natural. Apesar do objetivo do comercial ser vender o veículo, é uma propaganda criativa e que, de certo modo, não está errada ao sugerir que o uso de um veículo elétrico é bem menos nocivo ao meio ambiente do que um veículo que consome combustíveis fósseis ou etanol.
7. Campanha da companhia de energia Eskom, África do Sul - Outro outdoor criativo. Com os dizeres "Use a eletricidade com sabedoria" iluminados pela única lâmpada do painel, a campanha mostra que desperdícios podem ser evitados.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/jeKvW |
8. Campanha da WWF - No vídeo, um bebê dá seus primeiros passos, e surpreende seus pais de maneira positiva. Uma campanha bonita e cativante!
9. Campanha da WWF - Mais uma campanha promovida pela WWF, porém, através de uma ação publicitária. Uma "nuvem", aparentemente de tecido, passou o dia todo presa ao cano de escape de um carro, sendo inflada pela fumaça que saía dali. Nela, encontra-se escrita a mensagem: "Dirija um dia a menos e veja o quanto de monóxido de carbono ficará fora do ar que respiramos". Mais clara, impossível.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/TTeq8 |
10. Campanha da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) - O vídeo demonstra o verdadeiro valor do couro e pele utilizados nos mais diversos acessórios e peças de roupa. O preço pago nesses objetos, por mais alto que seja, não supera o preço pago pelos animais sacrificados para produzi-los.
11. Campanha da WWF - "Antes que seja tarde demais" é a frase escrita no canto da imagem. Nela, vemos um grande fragmento de mata sendo destruído, e a ideia é relacionar esta ação com a destruição de nós mesmos, sendo esta iniciada pelos pulmões.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/G0mJS |
13. Campanha da WWF - Na imagem, vemos uma onça-pintada e um filhote, ambos com etiquetas de tamanho presas em si. A frase revela a mensagem: "A moda faz mais vítimas do que você pensa".
![]() |
Fonte: http://goo.gl/C8d9H |
15. Campanha da WWF - Outro uso genial de um outdoor: conforme a posição do Sol muda, durante o dia, a sombra vai se movendo sobre o cartaz, simulando o aumento do nível dos oceanos devido ao elevado aquecimento global.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/WgnVW |
17. Campanha da Diesel, Itália - Nas imagens, a marca italiana de roupas mostra paisagens afetadas pelo aumento do aquecimento global, utilizando o Rio de Janeiro e Nova Iorque como cenários. Vemos, por exemplo, o oceano bem acima do seu nível normal e a alta temperatura existente nos locais.
![]() |
Fonte: http://goo.gl/trGdb |
E você, conhece outros vídeos e imagens criativos, relacionados ao meio ambiente? Compartilhe conosco nos comentários!
Que as pessoas comecem a reciclar e a pensar em uma mundo melhor e mais limpo. Que os pais e escolas eduquem a nova geração para amar sua cidade, seu estado , pais e planeta ... temos que mante-lo saudável para sermos saudáveis!
ResponderExcluirSim, isso mesmo! Como ser saudável em um planeta doente? Que as pessoas adquiram mais educação e consciência!
ExcluirAbraços e obrigada pelo comentário!
eu amei o problema é que não me muitas ideias sobre o que eu queria se puder alguém me dÊ uma dica para mim fazer uma propaganda em prol do meio ambiente. thau e muitos beijos
ResponderExcluirse alguém tiver um tipo de propaganda em prol do meio ambiente poste na web por favor
ResponderExcluir